NCM: 3402.90.19
DESCRIÇÃO
A Miracema-Nuodex, tradicional fabricante de insumos e especialidades químicas, presente no mercado desde 1954, apresenta sua nova geração e mais completa linha de LGE (Líquido Gerador de Espuma). Após exaustivas pesquisas de laboratório e testes de campo, a empresa desenvolveu e oferece produtos com a mais alta tecnologia para proteção e combate a incêndios provenientes de combustíveis e/ou líquidos inflamáveis. São LGEs sintéticos, de alta performance e atóxicos, do tipo AFFF (Aqueous Film Forming Foam).
O combate seguro, rápido e eficiente ao fogo é um importante requisito na minimização dos impactos gerados por ele. Para tanto se faz necessária a utilização de equipamentos e instalações contra incêndio em perfeito estado de conservação e o uso de produtos adequados e eficazes.
Para as diferentes áreas de aplicação, a linha de LGE da Miracema-Nuodex, contempla 06 tipos de produtos formulados com matérias-primas de alta performance.
Todos os produtos estão certificados pela norma ABNT NBR 15511, que estabelece rigorosos critérios de desempenho para espumas de combate a incêndio.
A indicação e escolha correta do tipo de LGE é extremamente importante e decisiva para a extinção eficiente do incêndio.
Tal escolha é um processo complexo, pois depende de muitos fatores, tais como: tipo de combustível líquido armazenado e equipamentos utilizados. Para orientar o usuário contamos com uma equipe técnica especializada.
ATUAÇÃO GERAL DOS LGEs
A existência do fogo depende da presença de três elementos básicos: Combustível, Oxigênio e Calor.
Esse conjunto é conhecido como "Triângulo do Fogo". Portanto para extinguí-lo, basta retirar um dos lados desse triângulo. Com base neste conhecimento é que se determinam os métodos modernos de combate ao fogo.
Mais recentemente, especialistas aceitaram um novo componente considerado necessário para a existência do fogo: a chamada reação em cadeia. Com esta inclusão, surgiu um novo modelo para estudo, que foi denominado
"Tetraedro do Fogo".
A partir desse conceito, quando nossos produtos são dosados em água, geram espumas de baixa densidade que flutuam sobre o líquido inflamável, formando uma barreira (colchão) entre o ar e o combustível, promovendo de imediato, o
abafamento das chamas (supressão do oxigênio).
Além disso, forma-se também um fino filme aquoso entre a espuma e o combustível, filme este que irá suprimir os vapores inflamáveis quese misturam ao ar e alimentam o incêndio. Por fim, o líquido drenado da espuma atua no resfriamento
do combustível. A espuma previne também, a reignição, suprimindo os vapores inflamáveis.
Para combate a incêndios provocados por solventes polares, além do mecanismo citado acima, o LGE promove a formação de uma densa camada polimérica que protege e torna mais resistentes, o filme aquoso e a espuma.
FORMAÇÃO DAS ESPUMAS
A espuma é formada por meio da combinação de três elementos em proporções definidas:
Liovac® AFFF, água, ar / agitação mecânica.
As espumas utilizadas atualmente em incêndios, chamadas mecânicas, são geradas através da introdução de ar, por ação mecânica, em soluções preparadas a partir de líquidos geradores de espuma. Os LGEs podem ser utilizados tanto com água doce como com água salgada.
Independentemente do tipo de água a ser utilizada, a dosagem de LGE deverá ser a mesma. Além disso, Liovac® AFFF pode ser utilizado em conjunto com o pó químico seco, aumentando assim a capacidade extintora. A dosagem correta do LGE que será adicionada à água e a escolha adequada de equipamentos são fatores fundamentais na formação de uma espuma eficiente para cada caso.
INDICAÇÕES DE USO
A linha Liovac® AFFF pode ser utilizada com eficiência para extinção de incêndios em líquidos inflamáveis (Classe B) e combustíveis. Em incêndios provenientes de hidrocarbonetos, como gasolina, diesel, querosene e demais derivados de petróleo utilizam-se as modalidades Liovac® AFFF HC e AV. Incêndios em solventes polares, como álcool, acetona e líquidos inflamáveis, são combatidos com o Liovac® AFFF AR.
As espumas AFFF também podem ser aplicadas em incêndios de Classe A, em madeira, plásticos, tecidos e materiais secos em geral, uma vez que, a baixa tensão superficial do líquido drenado (filme aquoso) possibilita a umidificação do material incendiado, penetrando sob as superfícies expostas, extinguindo os focos de fogo.
* Imagens meramente ilustrativas